Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Psophiidae
 Bonaparte, 1831

Composição

8 Espécies

Fotos | Sons

Psophiidae

Pequena família restrita à América do Sul, composta de um único gênero e oito espécies de distribuição alopátrica na Amazônia. Cinco das oito espécies são endêmicas do Brasil. Análises genéticas de seu DNA indicam parentesco com os grous do Velho Mundo. Seu nome indígena “jacamim”, significa “o que tem cabeça pequena”. Emitem sons ressonantes de baixo timbre, semelhantes aos dos grandes mutuns. Seu grito de alarme recorda o grunhir dos porcos. Revolvem a serrapilheira das florestas em pequenos bandos à procura de sementes e insetos e, quando assustados, voam para a galharia, como os cracidae. Usualmente chocam seus ovos brancos, de casca áspera, em grandes cavidades sobre árvores e troncos mortos no interior da floresta.

Espécies

Distribuição Geográfica

O gênero Psophia Linnaeus, 1758 tem suas oito espécies restritas às florestas da bacia amazônica com áreas de ocorrência limitada pelos grandes cursos d'água dos rios amazônicos.

O jacamim-do-napo (Psophia napensis) ocorre no noroeste da amazônia brasileira, no sudeste da Colômbia e nordeste do Peru.
O jacamim-de-costas-amarelas (Psophia ochroptera) ocorre ao norte do rio Amazonas e a oeste do rio Negro.
O jacamim-de-costas-cinzentas (Psophia crepitans) ocorre ao norte do rio Amazonas, da Guiana Francesa ao Peru e ao Equador.
O jacamim-de-costas-brancas (Psophia leucoptera) é encontrado ao norte e ao sul da Amazônia, do leste do Peru e Bolívia até as margens do rio Madeira no território brasileiro.
O jacamim-de-costas-verdes (Psophia viridis) ocorre na região entre os rios Madeira e Tapajós.
O jacamim-de-costas-marrons (Psophia dextralis) ocorre entre os rios Tapajós e Xingu.
O jacamim-do-xingu (Psophia interjecta) ocorre da margem leste do Xingu à margem ocidental do rio Tocantins.
O jacamim-de-costas-escuras (Psophia obscura) ocorre da margem leste do Tocantins até o Maranhão ocidental.

(Peters, 1934; Blake, 1977; Pinto, 1978; Sherman, 1996; Sick, 1997; Oppenheimer & Silveira, 2009).

Referências

Galeria de Fotos